Pneumonia

Definição

Pneumonia nada mais é do que uma infeção do parenquimia pulmonar (tecido pulmonar) por um agente etiologico seja ela bacteriana, viral ou fungos.
 

 

INCIDÊNCIA E IMPORTÂNCIA PNEUMONIA NO BRASIL

A Pneumonia no Brasil, e a primeira causa de morte entre as doenças respiratórias e ocupa o 4º lugar nas causas de mortalidade geral do adulto.

Estes dados demonstram a grande importância no nosso meio, e uma questão de Saúde Publica onde se gasta uma soma de recursos para ser feito o diagnostico e tratamento ambulatorial e hospitalar. Hoje em dia não se admite tal mortalidade para esta patologia, isto demonstra a falta de coordenação governamental na área de medicina no atendimento primário, como o saneamento básico(como água tratada e encanada, rede de esgotos) e falta de condições higiênicas e dietéticas.

Segundo dados obtidos pela DATASUS (banco de dados da SUS), no ano de 1999 entre as doenças Respiratórias que necessitam de internação foram: 

a) Pneumonia
b) Asma
c) DPOC 

Estes dados referem se somente aos fornecidos pela SUS, o qual corresponde a cerca de 80% da População Brasileira. 

 

QUAIS  SÃO AS IMPLICAÇÕES DA PNEUMONIA NA NOSSA SAÚDE ? 

Como ela é uma doença que atinge os pulmões, através da invasão de um agente infeccioso provocando inflamação do tecido pulmonar, portanto atingindo os alvéolos, brônquios e brônquios. Os Pulmões são imprescindíveis para a vida, pois ela funciona como oxigenado do sangue, fazendo a Hematose como foi descrito anteriormente.

Dessa forma a presença de Pneumonia, onde ocorrera inflamações do tecido pulmonar e consequentemente edema dos alvéolos (pôr onde ocorre a troca de gases), prejudicando de sobremaneira esta troca de gases, levando paciente a Ter Hipoxia (falta de 02 no sangue), provocando dessa forma, falta de ar e cansaço, tosse e dores no peito e costas.  

 

QUAIS SÃO OS SINTOMAS E SINAIS DA PNEUMONIA ? 

Os Principais sintomas e sinais da presença de pneumonia, são a febre alta normalmente acima de T»38,5 graus Celsius,  acompanhado de dores no corpo intenso generalizado mas principalmente nas costas direita ou esquerda dependendo da localização da pneumonia, preseoça de falta de ar ou cansaço fácil fazendo com que a freqüência respiratória seja maior do que 25 cm(ciclos pôr minuto). Outra caraterística da presença da pneumonia e a tosse, no inicio tosse seca de repetição podendo evoluir para tosse com expectoração amarelo-esverdeada. Outro parâmetro da presença de pneumonia e relacionado ao batimento cardíaco, que freqüentemente esta acelerado com FC»100 Pm. Outros sinais também podem estar presente como suor intenso noturno, mas esta geral, ânsia de vômitos e inapetência. 

 

A PNEUMONIA PODE APRESENTAR-SE SEM FEBRE ? 

Sim, ela pode manifestar-se com mal estar no corpo, fraqueza geral, indisposição, tosse mas sem febre. Pode segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia; cerca de 20% dos doentes com pneumonia não apresentam febre. Isto se deve a pessoas imunodeprimidos ou seja, que não apresenta resistência, como as pessoas idosos, aidéticos, indivíduos que utilizam corticoíde por longo período, os transplantados em geral.

Por isso o exercício da medicina e uma tarefa árdua e exige paciência e exame clinico apurado, pois na medicina não existe uma só regra para mesma doença, ela não é uma ciência exata, mas sim uma ciência biológica onde as variáveis são muitas e interferem nos sinais e sintomas do paciente, dessa forma, qualquer duvida em relação a sua saúde procure logo assistência medica para que possa ser elucidado a queixa. 

 

COMO A  PNEUMONIA PODE SER DETECTADO OU DIAGNOSTICADO ? 

Pelos sinais e sintomas já acima mencionados principalmente da febre alta, mal estargeral persistente e que não melhora com analgésicos comuns, deve o paciente procurar logo um médico para que seja feito o diagnóstico ou não da doença. Cabe a ele, fazer o levantamento do seu histórico, do exame físico e de exames complementares, chegar a um diagnóstico e orientar a conduta a ser prescrita. 

 

QUAL E O EXAME COMPLEMENTAR IMPRESCINDÍVEL PARA O DIAGNOSTICO DE CERTEZA DA PNEUMONIA ? 

Quando um médico, estiver diante de uma suspeita clínica de pneumonia, para a sua comprovação e posterior avaliação da cura da doença; o mesmo irá encaminha-lo para o exame radiologico dos pulmões, irá portanto solicitar o RX Simples de Tórax em PA. E perfil. Com este exame nas mãos do médico poderá avaliar as características da imagem, a sua localização, extensão do foco infeccioso, presença ou não de derrame pleural ( liquido presente entre as pleuras ) etc. 

 

PODE OCORRER UM RX TORAX TIRADO HOJE SER NORMAL E NO DIA SEGUINTE NOVO RX TORAX MOSTRAR PNEUMONIA  

Sim, esta afirmação é correta, pois muitas vezes a Pneumonia quando constatado no inicio, ela está em fase de desenvolvimento, ou seja, embora existem sinais e sintomas clínicos da pneumonia, mas ainda não ocorreram alterações radiológicas que certamente irá surgir mais tarde.

Por isso volto a reafirmar que a MEDICINA não é uma ciência EXATA, mas sim BIOLÓGICA, onde as doenças está em constante transformação, em evolução, ela não é estática, isto explica as contrariedades de conduta de um médico para outro, pois em cada uma das situações acima citadas o manejo e a terapêutica pode ser diferente. 

 

ENTÃO COMO DEVO ME PROCEDER DIANTE DESSE  FATO ? 

Uma das premissas que devem ser consideradas pêlos pacientes em qualquer área de SAÚDE:  e sempre que necessário diante de um sintoma crônico, ou agudo mas persistente, por via das dúvidas, procurar um PRONTO SOCORRO (PS) o mais perto possível, a fim de que seja dado os primeiros atendimentos. Assim feito, o paciente estará se beneficiando e preservando seu sofrimento e a saúde.

Mas esta medida inicial acertada, deve ser complementada por acompanhamento de um médico de confiança que possa orientar e dar seguimento ao tratamento AMBULATORIALMENTE e não mais em um PRONTO SOCORRO.

Isto se faz necessário, pois o ambiente de um PRONTO SOCORRO é um local para casos de urgência onde se da ênfase para tratamento de casos de vida ou morte, casos de ferimento por arma de fogo ou branca, suturas, cardiopatias, infartos, derrames, acidentados, etc. Alem disso, no pronto socorro cada dia de plantão tem uma equipe diferente de médicos que não estão “familiarizado” com a sua doença, e que na maioria das vezes não são especialistas da sua patologia, portanto não irá da suporte ideal e necessário para seu tratamento.

Dessa forma, a conduta certa, seria procurar primeiramente um PS. Diante de qualquer sintoma estranha e logo em seguida procurar tratamento AMBULATORIAL com o seu médico de confiança, e/ou com um especialista.

 

QUAIS SERIAM OUTROS EXAMES P/ DIAGNOSTICA-LO ?

 

1. Exames de sangue : Hemograma, glicemia, gasimetria, sorologias etc.
2. Exames de Escarro
3. Broncoscopia
4. Planigrafia

5. Tomografia Computadorizada de Tórax
6. Ressonância Magnética
7. Punção Biópsia
8.
Teste Função Pulmonar
9.
Testes Cutâneos 

 

QUAL SERIA O TRATAMENTO DA PNEUMONIA ? 

A principio o tratamento da Pneumonia quando diagnosticado precocemente, apresenta 100% de resolução e cura, salvo pacientes imunodeprimidos, idosos, transplantados etc, onde a terapêutica deve ser mais diferenciada e agressiva. Mas básicamente as seguintes medidas devem ser tomadas:

   1. Antibioticoterapia especifica
   2. Antitérmicos
   3. Ingestão de grande quantidade de líqüidos
   4. Repouso absoluto em media de 10 dias
   5. Repouso relativo por 30 dias
   6. Evitar alimentos gelados (sorvetes, refrigerantes,)
  
7. Evitar correntes de ar, ou ar condicionado sereno
   8. Evitar o fumo
   9. Não praticar esportes ou atividades físicas.
  
10. Evitar alimentos pesados e frituras.